top of page

DADOS GERAIS

LOCALIZAÇÃO
 

Com o avanço da rede urbana e crescimento em direção ao vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) o acesso ao distrito que era complicado devido ao relevo irregular e acentuado é de fácil acesso atualmente pela BR 356 onde o trajeto de 39,6 Km leva em torno de 44 minutos de carro. 

BIOMAS

​​

Piedade do Paraopeba apresenta uma incrível biodiversidade com presença de três biocenoses onde predomina a vegetação de Cerrado, que aparece em cerca de 50% do Estado, especialmente nas bacias dos rios São Francisco bacia ao qual Piedade faz parte. As estações secas e chuvosas são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jiboia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão.

 

Mata Atlântica: Ocupa o segundo lugar em Minas Gerais e sua presença é marcante no distrito. A vegetação é densa e permanentemente verde com elevado índice pluviométrico (chuvas) nessas regiões. As árvores têm folhas grandes e lisas. Encontram-se neste ecossistema muitas bromélias, cipós, samambaias, orquídeas e liquens. A biodiversidade animal também é muito grande na Mata Atlântica, com imensa variedade de mamíferos (macacos, preguiças, capivaras, onças), de aves (araras, papagaios, beija-flores), de répteis, de anfíbios e diversos invertebrados.

 

Campo de Altitude ou Rupestre: Caracteriza-se por uma cobertura vegetal de menor porte com uma grande variedade de espécies, com predomínio da vegetação herbácea, na qual os arbustos são escassos e as árvores raras e isoladas. É encontrado nos pontos mais elevados das serras da Mantiqueira, Espinhaço e Canastra. Na fauna, aparecem raposas, veados, micos, capivara.

 

LIGUE:

(31) 33199401

Avenida Professor Mário Werneck, 1685 - Estoril, Belo Horizonte  MG, 30455-610

bottom of page